domingo, 14 de abril de 2013

CAIM E ABEL - O PRIMEIRO HOMICÍDIO



Vamos relembrar um pouco sobre a história de Adão e Eva. Vocês se recordam quem foi que deu o nome a Eva? Lembram o significado de seu nome? Significa “vida”. Sabem por quê? Porque Eva seria a mãe de toda a humanidade. A partir de sua semente, nasceríamos todos nós e da descendência de Sete o seu terceiro filho, nasceria o Salvador do mundo, Jesus Cristo. Logo depois que Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden, tiveram dois filhos, um se chamava Caim e outro Abel.



Caim foi crescendo e se interessando em cuidar da terra, ele se tornou um agricultor. Abel gostava muito de cuidar de ovelhas, ele se tornou pastor.



E assim se passaram algum tempo. Certo dia, Caim juntou os melhores frutos que ele plantou e ofereceu a Deus. Abel pegou os primeiros filhotes do seu rebanho e também ofereceu a Deus. Deus se agradou da oferta de Abel, mas não aceitou a de Caim, Ora, por qual razão isso se deu? Teria Deus sido injusto com Caim? Não, absolutamente, é que Deus conhece os nossos corações e sabe das nossas verdadeiras intenções, mesmo quando tem as aparências de boas ações. Caim não amava verdadeiramente a Deus porque suas obras, diz a Bíblia, eram más. Não se pode amar a Deus e fazer o que não é agradável a Ele. Abel, no entanto, era bom e justo. Deus se agradava dele. Deus após rejeitar a oferta de Caim, disse-lhe, que se ele se arrependesse de seus erros e se corrigisse, certamente, Ele aceitaria sua oferta. Porém, Caim não se arrependeu e seu coração encheu-se de raiva e inveja de seu irmão.



Esse sentimento ruim o levou a matar o seu irmão. Que coisa triste, não! A Bíblia diz que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e aos nossos semelhantes como a nós mesmos. Se assim o fosse, não haveria tanta coisa ruim acontecendo no mundo, vocês não acham?



Deus ficou muito triste com o que aconteceu e expulsou Caim do lugar onde ele vivia. Caim saiu da presença do Senhor e a sua descendência foi, como dizer, os cabeças da civilização humana até hoje, desviada de Deus. Após algum tempo, Eva teve outro filho de nome Sete, e da família de Sete, nasceu Jesus.

Um comentário: