sexta-feira, 26 de abril de 2013

Moises - Travessia do mar vermelho

Você se lembra que Deus mandou 10 pragas para que faraó deixasse os israelitas saíssem da escravidão do Egito? Só com a última praga, a morte dos primogênitos, foi que Faraó ficou realmente assustado e deixou o povo de Israel partir.

Os israelitas partiram levando tudo o que possuíam, e nunca mais iam voltar! Mulheres, crianças, homens... todos levaram o que tinham pois estavam indo para a Terra Prometida por Deus. Eram milhares de pessoas guiadas por Moisés, e ele resolveu fazer o caminho que Deus mandou: pelo deserto até o Mar Vermelho.
Durante todo o caminho Deus esteve cuidando do povo. Você pode imaginar como Ele fazia isso? Deus colocou uma nuvem diferente diante deles. Durante o dia ela era branca, e de noite, ela tornava-se uma coluna de fogo que ia a frente do povo iluminando o caminho.. não é o máximo? Quando eles tiveram fome, Deus mandou o maná: tipo de um pão que caía do céu e dava pra todo aquele povo saciar a sua fome...
Quando eles estavam acampados perto do mar descansando, eles ouviram um barulhão de cavalos! Ah não! Era o exército do faraó vindo atrás deles! O povo ficou desesperado e começou a gritar dizendo que preferiam ter ficado no Egito do que morrer no deserto. Gente, vamos combinar que esse era um povinho difícil, né? Deus já tinha tirado eles do Egito e eles já tinham vivido tantos milagres...mas mesmo assim, murmuravam...é tão feio ficar reclamando, se a gente confia mesmo em Deus, temos que descansar nele e esperar porque Ele sempre faz o melhor!
Moisés falou para o povo não temer porque Deus iria protegê-los. Deus mandou então que o povo marchasse e que Moisés estendesse a vara sobre o mar. Na frente, água... atrás, inimigos... Mas um milagre aconteceu!


O mar Vermelho se abriu quando Moisés estendeu a vara, e o povo de Israel atravessou a pé enxuto, como se fosse uma estrada. Quando acabaram de passar, o Mar se fechou novamente, destruindo todo o exército do Faraó. O povo ficou muito alegre e agradeceu a Deus.

O povo era teimoso e precisava aprender a amar a Deus antes de chegar na Terra Prometida. Então Deus fez que eles ficassem 40 anos andando pelo deserto, mas Deus nunca os abandonou. Durante Todo o tempo Deus esteve com eles, alimentando-os através de vários milagres (o pão que caía do céu, a água que saiu da rocha). Deus estava com eles EM TODO TEMPO..e assim é com você também Deus esta com você todo o tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário