sexta-feira, 26 de abril de 2013

Unção de Davi

Uma linda manhã, Deus chamou Samuel, Seu ajudante, e disse:

— Samuel, Eu tenho um trabalho especial para você fazer. Desejo que você vá a Belém e procure por um homem chamado Jessé que mora ali. Eu tenho escolhido um dos filhos de Jessé para ser o próximo rei. Encha seu recipiente de óleo de oliva e leve-o com você.

Assim, Samuel se aprontou para ir a Belém. Ele encheu um recipiente com óleo de oliva justamente como o Senhor lhe dissera, e começou sua viagem.

Vocês sabem por que ele levava seu recipiente de óleo? Levava o recipiente com óleo porque quando chegasse a Belém, ele procuraria descobrir quem dos filhos de Jessé seria escolhido para ser o próximo rei e Samuel derramaria o óleo sobre a cabeça dele. Isso seria um sinal de que aquela era a pessoa que o Senhor escolhera,

Samuel caminhava rapidamente pela estrada poeirenta. Ele estava um pouco preocupado. Deus não dissera o nome da pessoa que seria ungida com o óleo de oliva.

Como Samuel saberia em quem colocar o óleo? “Bem”, ele pensou, “Deus tem falado comigo antes, assim se Ele deseja que eu faça isto, com certeza vai me dizer quem é a pessoa..”

Quando Samuel chegou a Belém, ele convidou os líderes da cidade para um encontro com ele. Ele também convidou Jessé e seus filhos. Eles foram. Os líderes da cidade, Jessé e seus filhos.

Samuel olhou para os rapazes e sorriu. Um dos filhos de Jessé era alto e de boa

aparência.“Este é certamente é o homem que o Senhor tem escolhido para ser o próximo rei”, pensou Samuel consigo mesmo.

Jessé apresentou o jovem a Samuel. Eliabe era um jovem bonito. Parecia um príncipe. Seria o próximo rei de Israel? Não. «O Senhor disse a Samuel: “Não olhe para sua altura nem para sua aparência. Eu não o escolhi para ser rei.”

Então o Senhor disse a Samuel alguma coisa muito importante: “Deus não vê como as pessoas vêem. As pessoas vêem apenas a aparência exterior, mas o Senhor vê o coração.” Vocês podem me ajudar a dizer isso novamente? [ o Verso Para Decorar]

Então Jessé apresentou outro de seus filhos a Samuel. Eu não sei, mas talvez ele fosse muito trabalhador.

Mas Deus disse: “Esse não é o homem que Eu estou procurando.”

Jessé apresentou um terceiro filho a Samuel. Este filho talvez fosse um atleta. Talvez ele tivesse grandes músculos e fosse muito for te, eu não sei. Estou certa de que ele era bom para alguma coisa. Mas Deus novamente disse não, e assim Samuel o olhou e balançou a cabeça: “Não, o Senhor também não escolheu este.”

Cada um dos sete filhos de Jessé foram apresentados a Samuel. Samuel estava realmente espantado. Deus ordenara que Samuel fosse porque Ele havia escolhido um dos filhos de Jessé. Mas agora ele vira todos os filhos de Jessé e nenhum deles fora escolhido pelo Senhor. Ó, esperemum minuto! Talvez...

Samuel se volta para Jessé, e pergunta:

— São estes todos os seus filhos?

— Bem — disse Jessé — eu tenho outro rapaz mais jovem. Davi é meu filho caçula. Eu o deixei no campo para cuidar das ovelhas.

— Mande buscá-lo — disse Samuel. — Não nos assentaremos para comer até que ele chegue.

Então Jessé enviou alguém para chamar Davi.
Davi logo chegou. Ele era um rapaz de bela aparência. Ele gostava de entoar cânticos de agradecimento ao Senhor. Davi amava o Senhor e o Senhor o amava, embora ele fosse o filho mais novo, e apenas um simples menino pastor. Naquele tempo os meninos pastores não eram pessoas importantes, mas o Senhor disse a Samuel:

— Este é o escolhido. Derrama o óleo em sua cabeça. Ele será o rei.
Assim, Samuel pegou o recipiente e derramou o óleo de oliva sobre a cabeça de Davi. E Deus foi com Davi e o abençoou daquele dia em diante, embora ele fosse apenas um menino pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário