sábado, 27 de abril de 2013

história de Samuel




Elcana (Pai de Samuel) era casado com Ana que era estéril (I Sm 1,5). Um dia no Templo Ana chorava suplicando a Deus que queria ser mãe. O sacerdote Eli achou que Ana estava bêbada e foi chamar sua atenção. “Não é assim, meu senhor, respondeu Ana, eu sou uma mulher aflita; não bebi nem vinho, nem álcool, mas derramo a minha alma na presença do Senhor. Não tomes a tua escrava por uma pessoa frívola, porque é a grandeza de minha dor e de minha aflição que me fez falar até aqui.” Eli respondeu: “Vai em paz, e o Deus de Israel te conceda o que lhe pedes.” Ana consagra seu filho a Deus, na verdade a vocação de Samuel começa com a vocação de sua mãe á maternidade. Assim depois de um ano Ana apresenta no templo com seu filho no colo. Quando ele é desmamado Ana leva seu filho para morar com Eli e Samuel passa a dormir na parte mais sagrada do Templo e tem a função de manter o fogo que havia caído do céu acesso.

Uma vez por ano Ana tecia uma túnica e levava para Samuel. A túnica sempre ficava pequena. A voz de Deus há muito tempo não era ouvida. ”Os filhos de Heli eram maus; não conheciam o Senhor” I Sm 2,12. O menino Samuel crescia na companhia do Senhor” I Sm 2,21 b.

Atividades:




Nenhum comentário:

Postar um comentário