sábado, 27 de abril de 2013

Noemi

Amanhã é o dia das mães. É ótimo para o comércio, a segunda melhor data do ano, são dezenas de milhares de pessoas batendo perna em ruas e shoppings comprando presentes, pesquisando preços e tem gente que gosta mesmo é de ver o “aperreio” dos outros, aí fica passeando no meio do caos. É um horror. Gente que é assaltada, furtada, gente que perde os filhos, a banda dos óculos, ou um dos pés do sapato e não vai achar nunca mais.


Tem gente que precisa comprar vários presentes, são os divorciados e casados, casados e divorciados, porque tem que comprar presente para cada uma das ex e ainda tem as ex-sogras, as tias quase mães e até as vizinhas que fazem as vezes de babá. Tem muita gente boa que fica amarelo com os preços e vermelho no cartão. É a vida! Quem mandou?


Na Bíblia existem várias histórias de mulheres que foram mães, a começar por Débora, juíza de Israel no Velho Testamento, passando por Maria, mãe de Jesus, até as discípulas e apóstolas do Novo Testamento, porém existe uma mulher chamada Noemi que não foi juíza, não foi mãe de nenhum herói bíblico, mas que foi mãe, apenas isso.


Noemi era uma israelita casada com Elimeleque e tinha dois filhos, Malom e Quiliom. Elimeleque e sua casa saíram de Israel na época dos juízes por causa da grande fome que se alastrou por toda a terra dos hebreus e foram para Moabe, uma terra estranha, com deuses estranhos, mas onde havia alimento e água. Foi um erro.


Logo Elimeleque morreu e Noemi ficou viúva. Ficar viúva hoje em dia nem se compara a ficar viúva nos dias de Noemi. A previdência social paga pouco, mas paga e naquela época nem se falava em pensão, previdência ou amparo, a política era do morreu, adeus, nenhum governo se responsabilizava pelas viúvas. Somente a lei mosaica fazia menção às viúvas e destinava as espigas que caiam na hora da colheita para os órfãos, viúvas e estrangeiros, um arremedo de amparo, mas era melhor que nada.


Depois da morte de seu marido, Noemi continuou em Moabe, porque ela tinha dois filhos casados com moabitas, mas o pior aconteceu e morreram os dois filhos de Noemi. Agora eram três viúvas desamparadas.


Não havia outra alternativa a não ser voltar para Israel e Noemi se pôs a caminho com suas duas noras Rute e Orfa. No caminho Noemi ponderou com as noras que era melhor elas voltarem para suas famílias, sua terra e seu deus Moloque. Orfa voltou, porém Rute disse a frase que é muito usada por pessoas desavisadas em cerimônias de casamento:“Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.”(Rute 1:16). Pronto. Rute fez sua confissão de fé no Deus de Israel e Deus aceitou, tanto é que ela e Raabe são as únicas mulheres mencionadas na genealogia de Jesus.


Pelo que se deduz do texto, Noemi deu bom testemunho do Deus de Israel, porque Rute resolve seguir o Deus de Noemi. Quando elas chegaram a Belém, terra de Noemi, o povo todo se reuniu ao redor delas, afinal era uma novidade e naquela época quase não acontecia nada de interessante nas aldeias de Israel. Eles quase não reconheceram Noemi e perguntavam uns aos outros: “Não é esta Noemi?” (Rute 1:19).


Noemi estava muito diferente de quando deixou seu povo, era agora uma mulher entristecida pelas perdas e vazia de bens e beleza e ela disse aos seus conterrâneos:“Não me chameis Noemi (que significa amável); chamai-me Mara (que significa amarga); porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Cheia parti, porém vazia o SENHOR me fez tornar; por que pois me chamareis Noemi? O SENHOR testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal.” (Rute 1:20-21).


Interessante. Temos uma tendência humana de atribuir a culpa do que nos acontece de mal a Deus, ao vizinho, ao guarda, ao papa, mas somos incapazes de nos reconhecer responsáveis pelo mal que nos sobreveio. Foi o que aconteceu com Noemi, ela disse que Deus tinha feito mal a ela e não reconheceu que sair de Israel foi um erro, porque Deus sempre socorre o Seu povo, aquela fome não durou e morar no meio de um povo estranho, seguidor de deuses estranhos, foi o mal que sobreveio a Noemi, seus filhos casaram com mulheres moabitas, fora dos arraiais de Israel e descumpriram as leis judaicas.


Pois bem. Noemi e Rute chegaram a Israel na época das colheitas. Deus mostrou toda a sua misericórdia com Noemi quando Rute a seguiu para Belém, através de Rute, Noemi voltou a sorrir, mas isso é outra história, a de Rute.

Nenhum comentário:

Postar um comentário